Conectar-se

Esqueci minha senha

Motociclista vs Motoqueiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Que você se considera?

Motoqueiro

Motociclista

A partir de agora sou uma moeda (motociclista/motoqueiro)

Exibir resultados

Motociclista vs Motoqueiro

Mensagem por Daniel Spectro em Sex Jul 29, 2011 4:21 pm

Autoria: Daniel Geraldo de Ávila (Daniel Spectro)

OBS: OS PENSAMENTOS AQUI EXPRESSOS NÃO REFLETEM O PENSAMENTO DOS DEMAIS MEMBROS DOS FILHOS DA REVOLUÇÃO MC

Tenho apenas 03 anos que participo deste "mundo de motociclistas", pois começei a me interessar por viagens de moto quando adquiri a minha Drag Star 650cc. Porém é importante lembrar que minha primeira moto foi uma Biz 100cc, depois de aproximadamente 02 anos com ela troquei por uma ybr 125cc a qual também não tenho nada o que reclamar.

O que venho aqui colocar para reflexão é o pensamento que toma conta das pessoas que andam de moto, a diferença entre motociclista e motoqueiro.

Primeiramente a grafia das palavras é alterada pelo seu sufixo, a primeira motociclista (sufixo = ciclista) e a segunda motoqueiro (sufixo = queiro).

Até o momento conheço duas correntes que tentam explicar a distinção entre motociclistas e motoqueiros:

a) a primeira afirma que a distinção entre motociclista e motoqueiro está na finalidade para a qual moto é utilizada. Nesta corrente motociclista é aquele que utiliza a moto apenas como hobby, ou seja, apenas para viagens, encontros, passeatas e demais eventos relacionados ao lazer. Em contra partida, o motoqueiro para essa corrente seria aquele que utiliza a moto para trabalho.
b) A segunda corrente por sua vez, apresenta como principal distinção o respeito às regras, leis e normas de conduta moral e social. Assim motociclista para a segunda corrente é aquele que respeita as regras e as leis do Código de Trânsito, indepedentemente do uso da motocicleta, seja para fins de trabalho ou lazer. Ao passo que o motoqueiro, com intuito pejorativo é caracterizado como o indivíduo bagunceiro, que não respeita as regras e demais pessoas.

Ambas as correntes apresentam falhas ao tentar separar o joio do trigo, a primeira por acreditar que o espírito motociclista está relacionado apenas ao lazer e não ao trabalho, pois cria a figura do motociclista de final de semana ou aquele que roda apenas dentro de uma certa quilometragem. Assim fica a indagação de em qual categoria se encaixa o indíviduo que pega uma moto para ir a um congresso a mais de 300 km de distância de sua cidade natal, ele está viajando de moto (não é esse o espírito do motociclismo, a aventura???). Por sua vez a segunda corrente cria um termo pejorativo (motoqueiro) o que não é comum ver em alguns evento a tarjeta "Motoqueiro é a PQP", porém o indivíduo que ostenta tal tarjeta e praticamente "briga" se chamá-lo de motoqueiro, está com uma lata de cerveja na mão (ou várias latas já foram consumidas, doses de rum, wisky e outras bebidas alcoólicas) e ainda assim pega a moto para ir para o hotel ou sua residência, mas espere, motociclista é "respeitador das leis", mas onde está o respeito em pilotar alcoolizado???

Outro ponto que pesa negativamente quanto a segunda corrente é que se lembrarmos da grafia da palavra, o sufixo "queiro" carrega toda a carga pejorativa, assim o motorista do porche que andava a mais de 150km/h e matou a motorista do outro veículo que ultrapassou o sinal vermelho, qual é o errado? ou melhor qual a grafia pejorativa para o indivíduo que conduz o carro sem respeitar a lei e as demais pessoas? ou melhor o coitado de quem tem caminhão, o caminhoneiro o qual se formos adotar a segunda corrente não salva nenhum.

Tendo em mente estes dois posicionamentos chequei a seguinte conclusão: Motoqueiro e Motociclsita, são a mesma pessoa, apenas os lados opostos da mesma moeda, sendo tal distinção apenas uma forma a mais de se tentar extinguir o espírito do motociclismo.
Daniel Spectro
Admin

Ver perfil do usuário http://filhosdarevolucaomc.livreforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: